Afterschooling, Áreas do Conhecimento, Homeschooling, Materiais

MÚSICA CLÁSSICA PARA CRIANÇAS 2.0

Um tempo atrás escrevi um texto (AQUI) que pretendia fazer uma reflexão a respeito do tipo de música a que nossos filhos estão sendo expostos. Sim… como pais nossa preocupação deve ser ampla, extremamente responsável, sem alarmismos, mas atenta. Naquele texto exponho o quanto a música influencia a vida das pessoas e como é importante que tenhamos consciência disso. Hoje, gostaria de falar o que eu faço para tentar fazer com que minhas filhas tenham contato com música de qualidade e fazer um convite.

Eu, Cibele, não sou formada em Música, sou pedagoga e comunicadora. Mas fui observando ao longo da minha experiência materna e através do convívio com outras mãe que devemos ter alguns cuidados. Algumas vezes na realidade familiar teremos que proibir algumas coisas, no entanto, seria interessante que soubéssemos agir no estilo da Medicina Preventiva e nos preocuparmos em expor nossos filhos a situações diversas nas quais eles possam experimentar a beleza, a elaboração de algo profundo e que tais momentos sejam banhados por uma convivência familiar capaz de produzir agradáveis, suaves e profundas memórias afetivas.

Pensando nessas questões, em minha casa escolhemos que nossas filhas teriam acesso à música conhecida como “música clássica”.

Talvez alguém possa pensar: “mas o que tem a ver a música com o caráter das pessoas?”.  A música permeia muitos campos da vida humana , ela exerce uma influência muito grande na vida das pessoas. Podemos verificar isso facilmente no vestuário que acompanha muitos jovens que seguem determinadas bandas, no comportamento ditado por determinadas tendências musicais, na multidão que muitos astros arrastam. A qualidade musical é sempre boa?  As composições refletem o potencial criativo humano de maneira profunda sempre? Na verdade, muitas vezes a música que é apresentada pela mídia, vendida para sociedade de maneira geral, tem a característica de degradar o ser humano, de ter má qualidade sonora, de aproveitar-se de certas tendências de algumas faixas etárias para manipulá-las. A exposição é tão frequente  que, aos poucos, nos acostumamos ao ruim e o mesmo é tido como normal. Começamos a ficar tão acostumados a certa sorte de criações artísticas diversas, dentre elas a música, que nossos padrões vão baixando de maneira que nem percebemos e logo não sabemos mais identificar o belo, o bom e nem mais a apreciá-lo adequadamente, uma vez que nos faltam os dados necessários para esse deleite, para essa análise. É importante esclarecer que não quero dizer que apenas um tipo de música seja boa, mas que devemos tentar elevar nossos padrões.

Um dos motivos é que simplesmente não temos mais contato com aquilo que é belo. Ninguém mais fala sobre esses assuntos em casa, como era feito antigamente.  Esse foi um dos motivos de termos colocado a música clássica dentro dos estudos de nossas filhas. Percebemos que a música pode ser uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento delas.

Algumas pesquisas indicam que a música erudita é um gênero musical com uma elaboração tal capaz de acionar diferentes partes do cérebro, dando maiores possibilidades de novas conexões neurológicas. Além disso,  expor nossas crianças ao que é verdadeiramente bom possibilita que, ao terem contato com outras formas musicais, possam vir a ter condições, ferramentas que lhe permitam serem realmente livres e avaliarem a qualidade do que lhes é apresentado tanto no nível auditivo quanto na estética das roupas, nos padrões de comportamento.

Pensando nisso, criamos um programa de audição aqui em casa. Minhas filhas ouvem, todos os dias durante uma semana uma composição e conversamos sobre a mesma. Nossas conversas abrangem o país do compositor, a história do mesmo e um pouco sobre a vida dele. Com o passar do tempo, o mapa mundi virou amigo delas e aspectos geográficos se tornaram algo muito simples de compreender. Dados históricos se tornaram curiosidades que elas amam falar e a apreciação da música trouxe uma maravilhosa atmosfera para nosso lar. Ao perceber tudo isso, pensei em disponibilizar a outras famílias a pesquisa que fiz de forma que pudessem se beneficiar a um preço baixo e eu pudesse ajudar financeiramente em casa. E assim surgiu o “Música Clássica para Crianças”. Um programa de audição musical orientada.

Queria te convidar a conhecer e permitir que seus filhos tenham a oportunidade de ter contato com música de qualidade cercado de um ambiente acolhedor. Experimente!

Abaixo segue o link da página do programa:

http://berryclub.kpages.online/musica-classica-criancas-2

Estamos com inscrições da segunda turma abertas até dia 05/05/2019. Aproveite!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s