5-10 Anos, Homeschooling, Vídeos

Oportunidades educativas

 

CIÊNCIAS – O Ciclo da água

Para a Feira de Ciências deste ano, minha mais velha de 8 anos, escolheu apresentar sobre o ciclo hidrológico. Minha intenção aqui não é redigir um texto explicativo sobre o conteúdo, mas sim deixar registrado que, muitas vezes a curiosidade natural da criança pode atropelar nosso planejamento, vir numa hora pouco comum e, mesmo assim ser extremamente rica e criar marcas profundas na memória de todos na família, mesmo parecendo ser uma “bobeirinha”.

Eu havia planejado, para 2018, um estudo tranquilo, lento para ciências, pois dou mais ênfase para linguagem e matemática. O estudo giraria em torno do corpo humano. Poucas coisas de cada vez. No entanto, em um domingo de sol, minhas filhas resolveram me bombardear de perguntas sobre o vapor, sobre o gelo, sobre a água. Pensei, por um instante: domiiingo!! O instante passou e lá fui eu começar a explicar sobre o ciclo da água. Aproveitei as panelas no fogão, o gelo que ia para o suco, o dia quente com algumas roupas no varal e…voilá! Trabalhamos o conteúdo do Ciclo Hidrológico inteirinho. Inclusive fizemos algumas experiências como quanto tempo leva para uma quantidade X de água congelar? E derreter ao sol? E evaporar ao sol? Elas viram a água começar a entrar em ebulição e fizemos a experiência da sublimação (estado sólido para gasoso). Sempre com cuidado.

No dia seguinte, entreguei uma sequência lógica do ciclo para que pintassem e colocassem em ordem. A mais velha teve que escrever as etapas após colá-las.

Quando a feira se aproximou, era sobre isso que ela gostaria de falar. Sobre o domingo que passou junto da mãe e da irmã, fazendo experiências, dando risadas, criando hipóteses. Não podemos subestimar o valor das estreitas relações familiares e da alegria como base para o aprendizado.

Quando voltamos a revisar o assunto para a sua apresentação, Maria tinha guardadas em sua memória todas as etapas. Isso possibilitou que eu trabalhasse outros fatores para a apresentação como impostação da voz, volume, postura, sequência, desinibição, auto controle, confiança.

Não deixe de aproveitar momentos do seu dia a dia ótimos para ensinar e aprender só pelo fato do conteúdo não ter sido escrito em seu planner ou ser domingo…férias…aniversário…se jogue! Curta o momento, dê risada. Faça tudo isso de maneira leve, recheada de intenção educativa e você terá criado, muito provavelmente, uma memória de infância e, de quebra seus filhos terão aprendido, de maneira extremamente significativa um conteúdo formal curricular.  Assim se deu conosco e, espero que possamos passar por mais domingos como aquele.

Um abraço!

Cibele

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s