FAQ, Homeschooling, Sem categoria

Pretende praticar homeschooling até quando?

Sempre que me perguntam isso, sinto uma forte vontade de responder: “Para sempre! Os netos inclusive!”. Então, meu anjo da guarda me lembra que quem me pergunta pode não fazer a menor ideia de tudo o que envolve o estilo de vida homeschooler e posso parecer, no mínimo, uma extremista desconectada da vida real e que cria os filhos afastados da diversidade proporcionada pelo mundo. Então, me seguro e respondo com um pouco mais de prudência.

Não tenho bola de cristal. O mundo muda bastante e muito rápido. Sendo assim, minha resposta é baseada no que minha família vive hoje e no testemunho que tenho de outras famílias amigas que admiro muito. Com base nessa vivência, acredito que os benefícios encontrados no estilo de vida homeschooler são tantos e tão profundos que não consigo imaginar um bom motivo para voltar para sala de aula, a não ser que no país a prática fosse criminalizada. Se essa possibilidade se tornasse realidade, devido ao que isso representa para a família e para o exercício do pátrio poder dos pais com relação aos filhos, eu colocaria todos os meus esforços para ir embora para um país que respeitasse meu direito sobre a educação dos meus filhos. Sem sombra de dúvida. Não posso dizer que conseguiria, mas tentaria com tudo o que estivesse ao meu alcance.

O homeschooling proporcionou à minha família uma aproximação real e palpável, nos tornamos reais protagonistas da educação de nossas filhas (e não apenas com relação aos conteúdos ditos formais, mas principalmente com relação ao desenvolvimento da integralidade de cada filha), a profundidade do aprendizado aumentou, a educação tornou-se muito mais personalizada, mais direcionada às suas inclinações e pré disposições, as dificuldades de cada menina pôde ser acompanhada no seu ritmo e sanada de forma gradual e respeitosa. Passamos a nos conhecer mais. Passamos a querer melhorar mais uns pelos outros. Isso pode acontecer com uma família escolarizada? Creio que sim, mas nem tudo nessa intensidade. Falo isso por ter vindo de uma família escolarizada e por ter sido professora por muitos anos. Sim. O homeschooling é muito bom. Vejam, apesar de não ser algo impossível, não estou dizendo que é fácil. Neste artigo, explico os motivos que fizeram com que escolhêssemos o homeschooling para nossa família: “Por quê escolhi o homeschooling?“.

Dito tudo isso e por causa dessas questões, volto a afirmar que, se depender de mim, de acordo com a experiência vivida até aqui, minhas filhas serão homeschoolers, no mínimo até o final do Ensino Médio. Se eu encontrar alguma dificuldade com algum assunto ou conteúdo, contrataremos tutores para nos auxiliar, cursos específicos, contaremos com a ajuda de amigos queridos. 

A sala da minha casa, o passeio no parque recheado de amor e intensão educativa, a feira de ciências tão carinhosamente organizada são exemplos tão, tão ricos que mesmo que se a melhor escola estivesse de frente à minha casa, não colocaria minhas filhas de volta numa sala de aula. Vivo hoje uma qualidade de vida que a rotina escolar não pode proporcionar. Só terei a infância delas uma vez e nunca mais. Por isso escolho o caminho estreito da vida homeschooler. 

2 comentários em “Pretende praticar homeschooling até quando?”

    1. Acho bem normal essa curiosidade…rsrsr, afinal somos uma geração escolarizada. É bom mostrarmos tranquilidade e serenidade a respeito da escolha. Boa sorte pra vcs!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s