5-10 Anos, Áreas do Conhecimento, Homeschooling

Dica para o aprendizado da tabuada

Aqui em casa usamos o material da Saxon Math para o estudo de matemática. A maneira estrangeira  de se ensinar essa disciplina difere em muitos aspectos do modo nacional. Pelo menos é o que sinto ao aplicar o método. Descrevo esse material NESTE artigo.

Uma das diferenças encontra-se na forma como a tabuada é introduzida e treinada. Lembro claramente, quando eu era estudante, da professora mandar que montássemos as tabuadas nos cadernos e das broncas quando éramos pegos escrevendo, por exemplo, para a tabuada do 5, vários 5 um em cima do outro, depois vários X, a seqüência numérica , os sinais de iguais para então completar com as respostas. Fui chamada atenção várias vezes. Meu raciocínio acabava se perdendo na obrigação em escrever os números repetidos.

Bom, aqui no Brasil montamos a tabuada assim. Escrevemos tudo completinho. Descobri, usando o material da Saxon que isso dificulta a memorização. Como, então, que eles fazem? A primeira coisa que se pede é que a criança se habitue a contar de 2 em 2. Então, várias vezes na semana é solicitado que conte dessa maneira. Quando já tiver memorizado, passa-se a pedir que conte de 3 em 3 e assim por diante. Essa repetição constante treinará sua memória, coisa essencial para o bom desempenho em matemática. Aconselha-se a não pular o exercício. Alguns dias a criança deverá fazer a contagem  de mais de um multiplicador. Esse treino pode acontecer antes das explicações da tarefa do dia. Aos poucos compreenderá, por exemplo, que a tabuada do 4 encontra-se dentro da do 8. Minha filha chegou à conclusão sozinha.

Caso os pais achem que apenas uma vez ao dia é pouco, podem pedir que, antes de dormir recite uma ou duas das tabuadas, dessa forma descrita acima. Isso pode ajudar. É algo rápido. Basta apenas ter constância.  

Posso dizer, com tranquilidade, que minha filha conseguiu dominar a maioria das tabuadas com essa técnica simples e aparentemente boba. Fez toda a diferença. De vez em quando ela se engana, mas logo corrige.

Isso não impede que a criança monte a tabuada completa algumas vezes, mas o treino pode ser feito dessa maneira. 🙂

Fica a dica! Ao invés de dizer 4 X 1 = 4, 4 X 2 = 8, etc, peça direto: conte de 4 em 4 até 40! Batata minha gente!

Um abração!

Cibele

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s