FAQ, Homeschooling

Homeschooling? Você não será capaz!

 O que responder a quem nos acusa de incapacidade

Dentre as perguntas/comentários que homeschoolers mais escutam, algumas ocupam o posto das top+. Todo homeschooler, vai escutar sobre a socialização (essa é arroz de festa dos debates e falo um pouco sobre isso NESTE artigo), mas também vai escutar muitas vezes que eles, os pais, não possuem formação, didática, logo não possuem capacidade para educar seus filhos.

A intenção aqui não é desqualificar a importância dos professores em nosso país e no mundo. Deixo claro que sou professora e conheço profissionais exemplares no cumprimento de seus deveres profissionais. O objetivo aqui não é dar a entender que “qualquer um faz o que o professor faz em sala de aula”. Não.  Existem professores por esse Brasil afora que se empenham,  estudam, se preocupam com sua turma de maneira intensa e profunda. São heróis. Sou homeschooler, mas nem por isso deixei de lado minha admiração por esses colegas de profissão, esses verdadeiramente empenhados. Infelizmente, do outro lado do espectro, existem aqueles pessoas que apenas tem um diploma e zero intenção de ser um profissional digno.

Enfim, o que gostaria de destacar aqui, é que vivemos num país que dá muito valor para o diploma. É como se ao tê-lo em mãos, magicamente você se tornasse um ser superior que consegue compreender a dinâmica do cosmos. Rá. Nunca vou esquecer de vários professores afirmarem que só aprenderíamos mesmo na prática. Sim, você pode aprender muita coisa na faculdade (principalmente se estiver interessado(a) em estudar e não frequentar, às 8:00h da manhã, o barzinho mais próximo), no entanto a faculdade é, ou deveria ser, apenas o início de uma vida inteira de estudos.  É aí que entra um aspecto importante: pais homeschoolers são ávidos por aprender.

Ainda não conheci uma família homeschooler na qual a mãe, o pai, ou os dois não estejam empenhados em estudar ou se aprofundar em algum aspecto que diga respeito ao desenvolvimento dos filhos. Só os homeschoolers fazem isso? Acho que não, mas que estes com certeza fazem, ah, isso fazem.

Uma pessoa que coloca sua capacidade intelectual para aprender algo, consegue absorver, pelo menos uma parte daquilo que se dispôs a entender. O autodidatismo, não é mais visto como algo possível nos dias de hoje, mas ele existe. Ou será que quem sai do Ensino Superior permanece com os professores da faculdade guardados no bolso e, por isso, conseguem continuar a aprender? Ou acham que já aprenderam tudo e não necessitam continuar?

Os pais homeschoolers de hoje podem contar com cursos livres, grupos de apoio com mães mais experientes,  bibliotecas (ah! As boas e velhas bibliotecas), a maravilha da internet… São tantas as possibilidades de  aprendizagem! 

Se você que está lendo acha que o homeschooling será adotado pelas famílias de pais analfabetos, te garanto que tais pais necessitam trazer a comida para casa e parte dela vem se seus filhos estiverem devidamente matriculados para assim poderem entrar nos programas governamentais.

E os analfabetos funcionais? Bom…creio que desse mal o pais está lotado e as faculdades também. Já vi gente em pós graduação não saber escrever um único parágrafo com pontuação adequada e que fizesse sentido no corpo do texto. Sendo assim, afirmo que podemos nos reeducar. Aprender a aprender. E isso é belo. Isso é profundo e pode mudar a cara da educação das próximas gerações.

Pode não ser fácil (e não o é), mas é possível.

Homeschooling realmente não é para todos. Existem aquelas famílias que não se adaptariam ao estilo de vida que a educação domiciliar representa.

Sendo assim, se alguém te acusa de incapacidade, acredito que a resposta está na sua vontade e prática de estudo, somado ao fato de que não terá as dificuldades próprias da sala de aula (lotação, problemas crônicos de indisciplina, problemas familiares que você não conhece e não pode ajudar, violência, descompasso da aprendizagem da turma, etc). Você ensinará o SEU filho, aquele que você aceita como é, ama incondicionalmente, convive 24h por dia, conhece e luta para conhecer melhor.  Sim, é possível estar um pouco à frente para ensinar e se precisar, poderá contar com a ajuda de aulas particulares (geralmente frequentadas por alunos da rede formal). As possibilidades são inúmeras e muito, muito eficientes. Falo um pouco sobre como começar a prática do homeschooling NESTE e NESTE artigos, dá uma olhada lá! Respira fundo e mergulha nos estudos! Surpreenda aquela tia com vontade, garra e conhecimento. 🙂

Cibele Scandelari

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s