FAQ, Homeschooling, Sem categoria

O homeschooling vai tirar o emprego de professores?

Dia a dia aumenta o número de famílias que decide tomar as rédeas da educação de seus filhos e os tiram das escolas, aumentando o contingente homeschooler no país. Essa nova realidade, para muitos professores, pode ser vista como uma afronta aos seus anos de estudo e até mesmo como uma ameaça: se os pais estão tirando os filhos da escola, perderei meu emprego. Mas…será que isso é assim? Será que essa ameaça realmente existe? 

Bom, antes de continuar, gostaria de recordar que sou formada no Magistério (aquele antigo, de 4 anos e que valia pelo Ensino Médio), formada em Pedagogia, fui professora durante anos, coordenadora pedagógica também. Tanto de escola pública quanto privada. Conheço as duas realidades. Claro que não conheço TODAS as realidades, mas sim exemplos do que acontecem nesses dois ambientes. Hoje, sou mãe homeschooler. Dito isto, gostaria de dizer para meu colega, que vê no crescimento da educação domiciliar uma ameaça, que seu ponto de vista não representa necessariamente a realidade. Por inúmeros motivos.

As famílias homeschoolers não estão contra os professores dignos que abraçaram a educação como sua missão na vida, aqueles homens e mulheres que desejam sinceramente fazer a diferença. As famílias homeschoolers reconhecem que, no atual sistema, o bom professor muitas vezes acaba sendo engolido e se vê de mãos atadas frente a certas direções vindas de órgãos públicos entre muitas outras realidades. Os filhos dessas famílias sofreram com a precariedade do sistema e os pais resolveram proteger seus filhos, algo que é de direito desses pais.

Aí você pode me perguntar: “Mas como isso não é uma ameaça ao emprego dos professores?? Sem aluno: sem emprego!” Bom, a princípio a lógica pode levar a esta conclusão, mas afirmo: a conclusão é precipitada. Explico. Primeiramente o número de famílias que possuem a chance de optar pela educação domiciliar não é grande. O contingente de homeschoolers aumentou tremendamente nos últimos anos e mesmo assim, em todo o Brasil, não passamos de 10, talvez 15 mil famílias. Nosso país possui 209 milhões de pessoas. Mesmo que o número fosse o dobro…ou o triplo disso, ainda sim não seria significativo do ponto de vista do impacto na oferta de emprego na área docente. O número de estudantes homeschoolers não impacta na oferta de vagas para docentes.

Em segundo lugar, a prática desta modalidade de educação não é algo que se adeque a toda e qualquer família. Nem toda mãe/pai tem em si o dom, a vontade, a inclinação para responsabilizar-se pela educação formal, a de conteúdos. Não querem, desejam ter outro tipo de relação com seus filhos. Não é porque muitos estão optando por essa escolha que TODOS optarão. O homeschooling não será a escolha da maioria. Nos Estados Unidos, onde todos os 50 estados possuem aprovação da prática, a maioria das crianças permanece dentro das escolas, sejam elas públicas ou privadas.

Uma boa análise é a seguinte: a existência da escola pública não suplanta a opção privada e tampouco o contrário. São duas escolhas diferentes. O homeschooling é mais uma escolha.

Agora, a terceira ponderação acerca da errônea ideia sobre o homeschooling tirar o trabalho dos professores, ao meu ver, é a melhor: na realidade a prática aumenta as chances de trabalho e renda para os educadores. Digo e reafirmo: o homeschooling é OPORTUNIDADE para os docentes. Para os bom docentes, os empreendedores, aqueles com visão, os audazes. 

Homeschoolers são uma nova fatia de mercado. Famílias educadoras necessitam de material e a grande maioria deste está em inglês, custa caro e demanda tempo de tradução. Quantos bons profissionais poderiam criar seu material? Oferecer suas aulas presenciais ou, quem sabe, seus cursos online de alta qualidade e até ganhar mais, muito mais, que em sala de aula? O mercado educacional necessita de uma infinidade de materiais…o Brasil está apenas começando.

Caros colegas professores: a comunidade homeschooler não é uma ameaça! É uma oportunidade! Nos ajudem com material realmente de qualidade, inteligente e instigante! Estamos precisando! Enquanto isso não acontece, permaneceremos importando material de fora…A chance está lançada!

Um abraço!

Cibele

Com relação a esta chance, aqueles que já tiverem ideias, material, cursos e quiserem comercializá-los, mas ainda não sabem como ou não possuem plataforma, podem entrar em contato conosco. Uma das intenções deste blog é ser meio de divulgação do trabalho e possível fonte de renda para professores, mães e pais homeschoolers. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s