5-10 Anos, Áreas do Conhecimento, Homeschooling, Materiais

Aprendendo a apreciar arte

Não sou artista…pouco entendo…mas incluí nos conteúdos que quero trabalhar com minhas filhas um pouco de arte. Com o passar do tempo quero melhorar e aprofundar esse estudo. Acredito que a arte seja de extrema importância para o desenvolvimento de um ser humano realmente humano. A arte nos ajuda a expressar sentimentos, a registrar importantes acontecimento de maneiras extremamente singulares, desenvolve a criatividade , a atenção, a delicadeza…

Bom, mas como tenho feito isso? Estamos numa fase bem inicial e como todos aqui somos leigos no assunto, todos aprenderão juntos. Para tanto escolhi um livro da querida Laurie Bluedorn, “What do you see? A Child’s First Introduction to Art, Volume One”.  Como a própria descrição do material afirma, o livro apresenta um breve currículo para uma” gentil e fácil introdução à apreciação da arte, para crianças de 4 a 12 anos.” O material ensina a criança a olhar para uma obra de arte e avaliá-la. 

Através das obras e perguntas indicadas espera-se que as crianças (e, digo de passagem, os adultos) aprendam como identificar perguntas a serem feitas a respeito da obra, como identificar os prováveis motivos que fizeram o artista pintar o que pintou, como identificar detalhes na pintura, etc.

No trabalho com este material, é esperado que as crianças e o(s) adulto(s) envolvidos , invistam um breve tempo de observação da obra sugerida para então responder as perguntas propostas pela autora. O objetivo é que seja algo prazeroso e, por esse motivo, recomenda-se que as respostas sejam dadas de forma oral. Como uma conversa, um bate papo.

O primeiro volume da série trata de apenas um princípio da arte que é o Centro de Interesse, que é a parte da pintura que chama a atenção primeiro e que foi pintada com esse propósito: atrair a mente. “O centro de interesse geralmente tem as bordas mais nítidas, as cores mais brilhantes e o maior detalhe. Além disso, geralmente contém uma cor que não existe em nenhum outro lugar da pintura. No entanto, nem todas as pinturas contêm um centro de interesse, a menos que o artista tenha nos dito o que pretendia que fosse seu centro de interesse, pode haver diferenças de opinião quanto ao centro de interesse de uma pintura.” As obras de arte trabalhadas neste primeiro volume são as seguintes:

1. Little Red Riding Hood and Grandmother by Harriet Backer
2. The Dog Cart by Henriëtte Ronner-Knip
3. The Birthday Cake by Victor Gabriel Gilbert
4. Boy with Baby Carriage by Norman Rockwell
5. Feeding the Baby by Axel Theophilus Helsted
6. Elsie Cassatt Holding a Big Dog by Mary Cassatt
7. Carnation, Lily, Lily, Rose by John Singer Sargent
8. Cottage Girl with Dog and Pitcher by Thomas Gainsborough
9. A Child’s Menagerie by Eastman Johnson
10. Belshazzar’s Feast by Rembrandt Harmenszoon van Rijn
11. Suggested Answers to Questions

Por escolha pessoal, após realizar a observação e conversarmos sobre a obra, solicito que minhas filhas façam algum tipo de releitura da obra. Para cada pintura peço coisas diferentes. Por exemplo, para a primeira obra pedi que elas observassem novamente a obra e tentassem reproduzir o que viam com um desenho e tinta guache. Algo bem simples para nosso começo.         

 

Na segunda obra, imprimi a imagem da pintura e recortei vários pedaços colando-os em folhas separadas. Cada menina ganhou uma folha contendo apenas partes da obra. O desafio era reproduzir o que faltava. Foi um trabalho muito gostoso! Conforme formos avançando no estudo da arte e eu tiver tendo novas ideias de releituras, compartilharei por aqui. Se você é conhecedor ou tem criatividade para me ajudar, não se acanhe! Mande sua ideia que tentarei colocá-la em prática. 🙂

Um abraço!

Cibele Scandelari

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s