Família, Maternidade

Educação e seus dois fatores base: tempo e paciência – PARTE 2

Existem técnicas que podem melhorar a resposta dos filhos ao processo de educação: destacar os sucessos e não focar nas falhas (educar positivamente!), olhar nos olhos, passar um tempo de qualidade para que se conheçam, pedir desculpas quando tiver errado, parar para realmente ouvir,  etc. Mas, mesmo aplicando todas as técnicas do mundo, nenhuma delas vai fazer com que a criança ou o adolescente compreenda todas as coisas instantaneamente. Talvez algumas coisas sejam um pouco mais tranqüilas, mas você ainda vai necessitar de tempo e paciência. NESTE texto falamos um pouco mais sobre paciência.

Quer educar bem seus filhos? Tenha na sua bagagem esses dois ingredientes ditos acima. Existem outros ingredientes também, mas estes dois específicos são muito importantes. Falo isso tanto para os estudos de matemática, história, geografia quanto para o desenvolvimento das boas maneiras, do caráter.

Uma reflexão para a pessoa  do casal homeschooler que vai para o mercado de trabalho: é claro que é importante que o tempo destinado aos filhos tenha qualidade. E aí entra a velha questão sobre o pouco tempo, mas de qualidade. Tão difundido na mente da maioria dos pais e mães de família, atolados até o pescoço com as responsabilidades do mundo profissional (na maioria dos casos). Sim, sim… melhor um tempo curto de qualidade que muito tempo entre brigas, intrigas, etc. No entanto, não existe educação profunda, verdadeira e coerente se o tempo é tão curto que impeça que as partes realmente se conheçam. Ama seus filhos? Então veja sua família como o negócio mais importante da sua vida. Seu trabalho é o patrocinador dela, porém de nada adianta patrocinar e não saber a quantas anda aspectos que podem fazer o barco afundar, ou melhor dizendo a “empresa” entrar em queda no mercado das ações eternas: o caráter dos filhos,  o relacionamento com o cônjuge (que por sinal dá base para a educação dos filhos), a educação da vontade de todos os envolvidos entre inúmeras outras questões.

Repito: quer educar bem seus filhos? Tenha tempo. Não estou dizendo para desistir da carreira, começar a falhar com as responsabilidades profissionais. Não. Estou assinalando que, muitas vezes é possível fazer certas escolhas que coloquem a família em primeiro lugar e não nosso ego, ou as nossas necessidades inventadas ao longo de uma vida. Encontre tempo para sua família, assim como encontra tempo para outras pessoas. Queira conhecer cada filho realmente. Não importa se você tem um ou 8. Cada um será de um jeito diferente. Cada um terá suas particularidades. Você, eu e toda a humanidade, deveremos aprender a educar filhos diferentes. Falo, um pouquinho sobre isso no texto “Como educar filhos diferentes.”

Famílias homeschoolers podem ter encontrado meios para ter mais tempo com os filhos. Neste caso, destaco também que o tempo também seja para relaxar, rir, se divertir. Existe a necessidade de tempo para além dos estudos, um tempo que cultive o amor entre as pessoas da família mas que estejam embebidas no riso, em horas relaxadas e tranquilas.

Encontrado o tempo, cace a paciência. Não deixe ela escapar! Criar filhos com caráter, para enfrentarem o mundo com o melhor que existe neles é uma arte que necessita de paciência. Eles não nasceram prontos e precisam que alguém os ajude a ser aquilo que realmente nasceram para ser.  

Todo esse esforço tem um efeito colateral maravilhoso. Além dos filhos virarem gente de verdade, nós, pais e mães melhoramos como pessoas! Maravilha, né? Então vai lá, pega a agenda, e planeja qual será o tempo da sua família. Começa com algo tranqüilo.. depois, aos poucos suas metas podem ficar mais ousadas. Conseguindo cumprir com o que marcar na agenda, você perceberá o quanto de paciência deverá aprender a desenvolver. Mas lembra: VALE MUITO A PENA!

 

Cibele Scandelari

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s