0-4 Anos, Família, Homeschooling, Maternidade, Metodologias, Planejamentos

Quero praticar HS…mas meu filho ainda nem nasceu…o que posso fazer agora?

Que oportunidade de ouro!

Tenho uma amiga, que mora no meu coração, não paga aluguel e nunca será despejada, que começou o homeschooling com seus dois filhos quando estes já estavam cada um com 9 e 7 anos. Ela afirma, categoricamente, que o mundo de estudo que se abriu para eles,  OS PAIS, é lindo…mas gigante. Muitas, muitas coisas a descobrir, entender, comparar, escolher. Fora que, pelo fato de termos sido intensamente escolarizados, sair dessa caixinha não é nada fácil. Por isso essa minha adorável “inquilina eterna” já disse mais de uma vez: “tem filhos pequenos? Aproveite para estudar. Leia, converse com quem já pratica“. 

Pode ser tentador pensar que, se a criança ainda é muito pequena, ou nem nasceu, dá pra esperar para quando o estudo seja mais “necessário”. Bom…até dá pra esperar, mas já digo de antemão, o arrependimento pode ser pesado e aí a ansiedade de dar conta de entender tudo pode atropelar o que poderia ser algo extremamente prazeroso. (Eu disse prazeroso, não fácil e nem mamão com açúcar).

Ao estudar sobre a prática da educação familiar, procure autores que vivenciaram em suas famílias essa realidade. Ler o que mães com anos de homeschooling e trabalho doméstico nas costas tem a falar pode ser inspirador.

Aprender sobre as diferentes metodologias é super importante. Será que seu estilo será Clássico? A leveza de Charlotte Mason te seduzirá? Vc se apaixonará pela autonomia que Maria Montessori propõe com suas atividades? Será que vc gostará de tudo um pouco e resolverá fazer um pouco de cada?

Se interesse por aprender sobre as fases do desenvolvimento infantil, sobre as coisas importantes que marcam uma infância feliz. Nem só de atividades de alfabetização vive uma mãe (e uma criança) homeschooler! Delicie-se com a realidade de que, nesse estilo de vida, será muito importante estar, brincar, rolar no chão com os filhos.

Aprenda sobre os hábitos básicos, que deverão receber um cuidado constante nos primeiros anos de vida. Falo sobre eles no texto: “Tem filhos pequenos? Foque nos hábitos básicos!”.

Nesse processo de escolhas é importante destacar: sua futura prática homeschooler deve refletir os valores da sua família. No que vcs acreditam? Quais são as ideias que permeiam suas vidas e que vcs não estão dispostos a abrir mão? Ao entrar na aventura do estudo para a prática é de grande valor querer se conhecer. A si, ao cônjuge, as características da família que querem criar. Como vivem a fé? A educação é algo que pode influenciar a vivência da dimensão transcendente e vice-versa.

Outra coisa: percebe que no parágrafo acima, coloquei que a prática deve refletir os que VOCÊS acreditam? Sim…a decisão pela educação familiar não pode ser algo unilateral. Deve ser uma decisão do casal. Comum acordo. Mesmo que um dos dois vá assumir com mais intensidade as atividades que a demanda de aprendizado exija. Sendo assim, este é um ponto a ser pensado. Quando tudo começar de fato, quando a carga de atividades, dúvidas, projetos, necessidades começarem a deslanchar, como o casal enfrentará tudo? Por exemplo, é bom saber que o homeschooling é mais do que simplesmente não colocar os filhos na escola. É um estilo de vida, como dito acima. Todos devem estar preparados para isso. As crianças estarão em casa 24 horas por dia. Isso significará um aumento exponencial do nível de bagunça. Vocês devem saber disso e se preparar. Não quer dizer que não vão viver a luta por educar os filhos na ordem, mas é necessário ter claro que a casa de revista, arrumada, impecável estará lá…na revista.

Então, se vcs já encomendaram o pacotinho com a cegonha e estão namorando essa vida apaixonante da educação domiciliar, não percam tempo e estudem muito! Todos só tem a ganhar!

 

LISTA DE (algumas) LEITURAS (pra começar…):

       

Bons estudos!

Cibele Scandelari

2 comentários em “Quero praticar HS…mas meu filho ainda nem nasceu…o que posso fazer agora?”

  1. Olá, ainda não tenho filhos, mas sempre tive o desejo que ensinar a eles em casa assim que os tiver, porém enquanto não os tenho, vinha procurando material para ensinar inglês para crianças e adolescentes em casa e não encontrei material compatível. Gostaria de saber se vocês tem e se tem interesse, dou aulas de inglês e estou cursando pós em tradução. Será que poderíamos conversar mais sobre isso? Me envie um e-mail. Obrigada.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s