Coop Barlavento, Eventos, Eventos Especiais, Homeschooling, Nossos Encontros

GRUPO DE APOIO

Talvez essa seja a primeira foto do nosso grupo…

A grande maioria das pessoas busca convívio social para preencher seus dias, sua mente, seus objetivos , seu coração com vivências significativas, edificantes, calorosas. Isso é natural e essa necessidade também se faz presente na prática homeschooler. Praticar a educação domiciliar e não ter ninguém para dividir as alegrias e frustrações da jornada pode ser muito assustador, intimidador. Não é impossível. Mas a vida com amigos é mais gostosa!

O grupo de apoio vem a ser esse alento tão necessário à família homeschooler.   Ele é formado por várias famílias que praticam a educação domiciliar de maneira integral e que, de diferentes formas, apoiam-se mutuamente. Esse apoio é, principalmente, sobre a realidade do ensino, mas não necessariamente apenas isso. Do apoio necessário à rotina de estudos, grandes amizades surgem e os laços se estreitam dando espaço para ajudas que vão muito além do be-a-bá que as crianças estão vendo.

    

Em algum momento o grupo de estudo pode se reunir para realizar atividades juntos. Estas podem ser recreativas, de formação para os pais ou para as crianças. Muitas vezes as ideias de um grupo podem extrapolar o mesmo e vir ajudar outras famílias em outras regiões. Isso acontece devido a troca de informações entre as pessoas e boas ideias devem, realmente, ser espalhadas.

Segundo a Aned, o ideal é que um grupo de apoio seja formado por famílias que morem na mesma região, bairro ou comunidade. Contudo, caso não seja possível, funcionará perfeitamente, desde que haja disposição e comprometimento entre os membros do grupo.  Se uma família mora em uma região isolada, pode participar de um grupo virtual e muitos projetos podem sair dessa realidade (clubes de livros, desafios entre as crianças, bate-papos, troca de cartas, etc).

No grupo de apoio, as mães encontram a possibilidade de se equipar. Seja com materiais trocados entre si, indicações de livros ou com os exemplos de outras mães. A troca de experiências é algo riquíssimo e permite que diferentes talentos venham à tona. Esses momentos de troca de informações “técnicas” instigam as praticantes  a pesquisar novas referências, repensar suas próprias práticas, renovar a maneira como encaram a família, a educação, a vida.

Além dessa questão específica com relação aos estudos, as reuniões periódicas são verdadeiro spa psicológico para essas leoas. O fato de poder conversar com outras mães que compreendem sua rotina e que não vão dizer “coloca na escola” é muito reconfortante (afirmo por experiência pessoal).

 

As possibilidades de atividades que um grupo de apoio pode realizar são diversas. O importante é que, dada a oportunidade, o grupo inicie. Nem que seja para que as crianças brinquem e as mães se reúnam perto de uma mesa com bolo, café, suco e pipoca. Só isso já garante a recarga emocional e intelectual de muita mãe. Sem falar que as fotos e vídeos ajudam na hora do parente que questiona sobre a socialização… 😉

A seguir seguem algumas dicas de atividades que o grupo de apoio pode desenvolver. Muitas foram sugeridas pela Aned no 1o. Encontro de Famílias Educadoras de Ponta Grossa. Coloque sua imaginação para trabalhar e crie outras possibilidades! Só lembre de compartilhar conosco!

1- Idas a parques da cidade para pic-nics;

2- Atividades sociais envolvendo toda a família como festas de Natal, Páscoa, etc, onde cada família prepara algo para apresentar;

3- Atividades educacionais conjuntas: Feira de Ciências, Mostra de Artes, Noite de Talentos, Recitais, Teatro, Hora do Conto, aulas onde um pai/mãe ou alguém contratado vem para o grupo, etc.

4- Excursões a museus, borboletários, planetários, usinas, áreas de reserva, zoológicos, etc. Aqui as famílias que quiserem podem se organizar para iniciar ou finalizar um estudo à partir do passeio.

5- Organização de eventos beneficentes.

Conforme formos tendo ideias, vamos aumentando essa lista! Colabore e mande sua atividade! POde ser pelo instagram ou facebook.

Num próximo texto sobre Grupo de Apoio conversaremos sobre o funcionamento do mesmo. Até lá!

 

Cibele Scandelari

6 comentários em “GRUPO DE APOIO”

    1. Olá Lia! São Paulo é uma das cidades brasileiras com maior número de famílias homeschoolers. No facebook existem diversas páginas sobre homeschooling e algumas fazem enquetes sobre o local onde cada família mora. Com certeza você conseguirá encontrar um grupo para chamar “seu”. Boa sorte!!

      Curtir

  1. OI Cibele, tudo bem? Estou pesquisando muito sobre homescholing. Moro na cidade de São Francisco Norte de Minas. Você sabe se há está prática aqui no norte, Montes Claros ou proximidades. Quero muito iniciar o homescholing quando minha filha completar os 4 aninhos mas ainda estou bem desinformada. Tenho medonde ser denunciada, enfim, preciso conhecer outras famílias que fazem para eu ter um apoio também.

    Curtir

    1. Olá Maria! Que bom que está estudando! Isso é sempre muito bom. Apenas tenha em mente que ninguém consegue estudar tudo, dominar tudo. Quando for iniciar efetivamente não se cobre por não saber os mínimos detalhes de cada método, de cada matéria. Seu interesse em em querer saber e se esforçar verdadeiramente já valem e muito para a prática. Sua filha ainda é nova. Aproveite para vivenciar a infância dela e, nesse meio tempo, vá lendo (tem um post no blog sobre isso). Com relação à denuncia, isso pode acontecer, mas a prática da educação domiciliar NÃO é crime e existe um sobrestamento do Ministro Barroso que “congela” qualquer ação judicial contra famílias praticantes. Com relação a grupo de apoio na sua região, pode ser que exista sim. Em BH tenho certeza, mas exatamente na sua cidade não sei. Em um grupo de homeschooling no facebook verifiquei que 113 famílias afirmam ser de Minas (só nesse grupo e existem outros). Se não encontrar ninguém da mesma cidade ainda será possível encontrar alguém em cidades vizinhas. Comece a garimpar! Boa sorte!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s