Áreas do Conhecimento, Homeschooling

Um pulo na Mesopotâmia

Nossa perambulação pela história continuou! Conversamos sobre os dinossauros, era do gelo, passamos pelo nômades, visitamos o Egito e agora a Mesopotâmia. Foi legal que, sem que eu tivesse planejado, a leitura do Antigo testamento  bateu com os fatos históricos estudados. A carinha delas quando foram lembrando e conectando uma coisa na outra foi inesquecível.

Para este estudo, novamente nos recordamos da realidade geográfica. Falamos tanto em rio Tigre e Eufrates que acho que nossos próximos animais de estimação terão esses nomes. Estudamos um pouco da arquitetura. Não conseguimos montar a maquete do zigurate este ano, mas este será o projeto para a próxima vez que passarmos por aquelas bandas.

Conseguimos estudar a escrita cuneiforme e as meninas puderam escrever na argila seus nomes com um alfabeto baseado na escrita suméria. Realizamos esta atividade com argila comprada em papelaria ou casa de artesanato e palito de sorvete.

No meio da atividade fui chamada a atenção. Havia escrito o nome de minha filha errado. Fiquei pensando: “Sério que ela sabe que seu nome está errado em sumério??”. E estava mesmo. Eu havia repetido uma das “letras”. Atenção: 10!!

    

Estudamos também a escultura desse povo e, novamente colocamos a mão na massa. Imprimi 2 imagens de estátuas sumérias e entreguei. Primeiramente mostrei as ferramentas disponíveis (palito de sorvete, palito de cabelo e uma faca sem ponta e sem fio)  deixei que tentassem fazer sozinhas. O resultado foi que ‘desenharam’ na argila. Então, mostrei que o que elas tinham na imagem eram esculturas e  não desenhos. Mostrei que poderiam tirar pedaços da argila para ir criando a escultura. Assistimos a dois vídeos curtos sobre esse tipo de atividade. Achavam que seria fácil…Mas Maria Clara não demorou para descobrir: “Mãe, é muito difícil! Não consigo nem com argila, como eles conseguiam com pedra?”. É bom vivenciar algumas coisas e se dar conta de que nem tudo que parece fácil, realmente é. Ajuda a não julgarmos com tanta facilidade, exercita nossa humildade e aprendemos a dar valor ao que outras pessoas fizeram. Gosto tanto de história…

 

Cibele Scandelari

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s