Áreas do Conhecimento, Homeschooling

Entre múmias e pirâmides

Nossa aventura pela história segue…

Continuamos nossas leituras da história mundial. Nossa máquina do tempo nos levou até o Egito Antigo. Novamente, durante a leitura pude perceber que a de 5 anos realmente estava querendo participar. Li os dois textos base que separei para este fim. Um desses textos retirado do Livro Story of the World e o outro do The Mystery of History.

Mostrei o Rio Nilo no mapa. Demoraram um pouco para entender porque o  Baixo Egito fica mais ao alto do mapa e o Alto Egito mais para baixo. Aproveitei e expliquei um pouco sobre acidentes geográficos, sobre o fato dos rios correrem para o mar. Conversamos sobre o Delta do Nilo e sua região fértil.

Não apressei o estudo. Levamos mais de 3 dias, não seguidos, lendo e relendo, pesquisando vídeos, lendo curiosidades. Aos poucos elas demonstraram já estar mais familiarizadas com essa tão fascinante civilização. Frente a isso, minha mais velha, quase 8 realizou 2 resumos do que mais chamou sua atenção sobre o estudo dos egípcios. Um resumo foi mais geral e o outro mais específico sobre as pirâmides. Nesses resumos tento conter minha fúria pedagógica e não exigir que ela coloque muitos detalhes. Corrijo e a lembro de algum detalhe. De qualquer modo é interessante saber o que chamou mais sua atenção. Para a de 5 anos pedi um desenho.

No entanto, nos demoramos mais nesses estudos pois estávamos nos preparando para nossa primeira Mostra de Arte! Arte através da História. Nela apresentamos as produções artísticas  do período histórico estudado. Escolhemos, então, confeccionar uma máscara de Tutankamon, um painel com desenhos egípcios e a mumificação de uma boneca.

Para a máscara, usamos uma bexiga, colamos várias camadas de papel e esperamos secar. Depois fizemos os detalhes com papel machê e fita adesiva. Com caixa de pizza elaboramos o “turbante” (ainda não sei o nome daquilo…). Pintamos a área azul com tinta vitral e o resto foi purpurina mesmo. Para o colar, a base foi o restante da caixa da pizza. Pintamos um pedaço de vidro (eu fazia mosaicos) com tinta vitral nas cores da peça original e eu cortei o vidro em pedacinhos com a vídia. Colamos juntas com cola branca e o barbante dourado com cola quente. Eu colei um pouco e minha mais velha outro tanto. O que segura a máscara em pé é uma garrafa pet com pedras. Posso dizer que este projeto foi uma delícia.  

                                              

Para o painel, grudei papel kraft na parede e, após fazer com que elas observassem as pinturas que se colocassem na parede para tentar imitar a posição. Conseguiram perceber as dificuldades. Tiramos os contornos e fomos decidir as cores. Também pintei junto.  Mereço, poxa vida!

      

Com uma caixa de sapato montamos uma mastaba. Pesquisamos imagens de pinturas egípcias, eu as imprimi e as meninas colaram na parte externa e interna. Colamos palito de sorvete em outra caixa para servir de túmulo e nossa boneca mumificada foi devidamente sepultada.

   

O processo de mumificação da boneca rendeu discussões entre as irmãs. POr pouco não mumifico as duas! Elas queriam fazer tudo e tiveram um pouco de dificuldade, a princípio em permitir que o processo fosse algo em conjunto. Após um tempo conseguiram entrar num acordo. Fiz uma mistura com detergente e água para simular os óleos e instruí que a boneca deveria ficar bem besuntada. Conversamos sobre os motivos desse procedimento e expliquei que o líquido era diferente. Depois entreguei pedaços longos de trapo e elas começaram a enrolar a boneca. Gostamos muito do resultado!

  

Gostamos muito de estudar sobre este povo. Fiquei muito contente com o resultado dos nossos projetos e mais ainda com o aprendizado vindo com eles. Coisa mais linda ver a de 5 anos explicando sobre Alto e Baixo Egito, Rei Narmer, Coroa Branca e Vermelha e a de 8 lembrando sobre as características da arte do povo egípcio, a função das pirâmides entre muitas outras coisas.

Que bom que daqui um tempo poderemos voltar a estudar sobre tudo isso e nos aprofundar ainda mais!

Só não sei o que faço com o “Tut”…quase da família!

 

Cibele Scandelari

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s