Eventos

1o. Encontro de Famílias Educadoras de Ponta Grossa

Nos dias 22, 23 e 24 de junho/2018, aconteceu o primeiro Encontro de Famílias Educadoras da cidade de Ponta Grossa, com a participação do presidente da ANED, Ricardo Dias e de sua esposa Lilian. Famílias já praticantes participaram, bem como aquelas  que estão conhecendo a educação domiciliar e já cogitando-a como alternativa para a educação de seus filhos.  Estive presente na tarde de sábado e no domingo.

Tópicos super pertinentes como as questões legais que envolvem a prática do homeschooling no Brasil, o que fazer numa possível denúncia, o comportamento perante um conselheiro tutelar, passando pela prática em si, importância dos pais quererem conhecer as aptidões dos filhos, o destaque do pai como um facilitador do processo foram trabalhados nestes dias.

Encontros como esses são de extrema importância para o bom andamento do processo de crescimento e efetivação do direito à prática educativa domiciliar no país. Através de eventos como o de Ponta Grossa, as famílias podem trocar experiência, ter mais dados para tomar alguma decisão, melhorar sua prática, conhecer famílias em situação semelhante, encontrar apoio.

Todo o conteúdo exposto e debatido nesse final de semana rendem muitos textos, dada sua riqueza. Aos poucos pretendo compartilhar as ideias debatidas, afim de registrar a vivência e, quem sabe, ajudar alguém em sua prática ou em seu processo de decisão.

Por hora, gostaria de agradecer o super casal Giselle Cristine Puchta Carraro Fürstenberger e Rafael Carraro Fürstenberger que estiveram à frente da organização e a generosidade da ANED, nas pessoas de Rick Dias e Lilian Dias, que doaram seu tempo, dividiram suas experiências pessoais, acolheram com muito carinho todas as perguntas realizadas. Por causa da disposição deles muitos conseguem encontrar forças, coragem e determinação para se lançar em uma jornada tão importante e profunda como a educação familiar. Muito obrigado Ricardo e Lilian!!

 

Cibele Scandelari

Presidente da ANED, Ricardo Dias e sua esposa Lilian.

 

             

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s