FAQ

Homeschooling?? E a socialização??

Quando eu digo, ou descobrem que minhas filhas não frequentam a escola, após os olhos arregalados e um semblante de perplexidade, as perguntas começam. Dentre elas, existe uma que não escapa. Mesmo. Pode ter algumas variantes  em sua construção, mas o tema é o mesmo: “E a socialização?”.  Consigo imaginar outras famílias homeschoolers balançando a cabeça positivamente: sim! Sempre nos perguntam isso!

Outro dia estava a conversar com uma outra mãe e logo nossa prática educativa veio à tona. Uma de suas primeiras perguntas foi: “mas como você faz para que elas (minhas filhas) se socializem?”. Percebam que uma interpretação não muito aprofundada sobre a educação domiciliar leva a conclusão, sem muita reflexão, que a escola é o único lugar onde as crianças poderão aprender e exercer suas capacidades  sociais. Pois bem, nossa conversa continuou e, em pouco tempo, o discurso deu uma leve, mas importante, mudada. Minha interlocutora, em dado momento falou que ” a escola não é único lugar de socialização”. Tratei de ir além: não é o único, nem o melhor, nem o pior, nem o mais completo, nem o mais empobrecido. É uma opção. É uma escolha que uns fazem com facilidade, outros a duras penas. Praticar homeschooling é uma opção e colocar na escola outra e esta última ainda necessitará de acompanhamento familiar.

No entanto, a escolha que fiz é carregada de muitos “achismos” por parte de quem me julga. As pessoas acham que crianças educadas em casa são isoladas do mundo, acham que suas boas memórias de anos escolares são replicadas para todos, acham que todos só fizeram amigos de verdade dentro da sala de aula, etc. Aí, quando encontram uma realidade diferente, possuem certa dificuldade em acreditar que suas suposições podem,  simplesmente, estar equivocadas. Não estou dizendo que na escola não seja possível fazer amigos, que boas memórias não sejam criadas no meio de uma turma barulhenta ou qualquer outra coisa que te faça suspirar de saudade ao relembrar seus anos naquele grupo escolar. Longe disso. Estou apenas dizendo que a escola não é o único lugar.

Uma criança bem ajustada às regras de convívio numa sala de aula, está bem socializada com este ambiente e com tudo aquilo que diz respeito ao mesmo. Momento certo para falar, amigos de mesma faixa etária, quase sempre mesmo poder aquisitivo, níveis de maturidade parecidos,  padronização da vestimenta, etc. Não é difícil perceber que o ambiente é artificial, é? Saindo da escola, a pessoa terá que trabalhar em locais com pessoas muito diferentes entre si. Só esta realidade é algo muito forte para ser ignorado.

Recentemente li um artigo sobre homeschooling, escrito por profissionais da área do Direito e nele dizia-se que a prática desta modalidade educativa impede que a criança tenha contato com o diferente. Bom, para ser mais exata, a palavra era “diversidade”. Com isso , fazia-se alusão à hipótese de que os pais seriam intolerantes. Vou contar uma coisa: já trabalhei em algumas escolas e uma das coisas que eu via, e muito, era criança lanchando sozinha, criança sendo rechaçada pelos colegas de sala por sua má higiene, criança sendo vítima de constantes abusos por ser mais tímida e por aí vai. As professoras até tentavam trabalhar estas questões mas eram engolidas pela realidade do conteúdo a ser trabalhado. Poucas conseguiam realmente fazer com que as crianças olhassem seus amigos “diferentes” e abrissem seus corações de maneira verdadeira e duradoura. Não acho impossível não, simplesmente acredito que esse trabalho de socialização, de aceitação, não aconteça exatamente como aqueles que são contrários à prática da educação domiciliar imaginam.

******ESTE TEXTO FOI ESCRITO PARA A GAZETA DO POVO. Finalize sua leitura no link abaixo:

https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/minhas-filhas-nao-vao-a-escola—mas-isso-nao-significa-que-elas-nao-socializem-a34gbfk6888j82qwicemdxsp8

 

Cibele Scandelari

2 comentários em “Homeschooling?? E a socialização??”

  1. Gostei muito das publicações, foram muito esclarecedoras, estou me preparando p começar com o homeschooling. Realmente a abordagem me tranquilizou com relação a alguns detalhes importantes! Muito obrigada !

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s